
DIAMANTES
Entendendo os diamantes e os 4C's
Cada diamante, como as digitais humanas, possui certas características exclusivas e distintas dos seus semelhantes.
Os 4C´s – do inglês, cor (“color”), pureza (“clarity”), lapidação (“cut”) e peso em quilates (“carat weight”) – são padrões globalmente aceitos para classificar a qualidade e avaliar comercialmente um diamante.
"Color" - Cor
Cor refere-se ao tom natural inerente aos diamantes incolores. Na natureza, a maioria dos diamantes incolores tem tonalidade amarela. Quanto menos cor o diamante tiver, mais raro ele será. O padrão da indústria para classificar a cor é avaliar cada pedra ao lado de um conjunto de “pedras mestras” com iluminação específica e designar uma classificação entre as letras “D” (incolor) a “Z” (amarelo-claro).
Tabela de Cores (Classificação Internacional)
D, E, F
Incolor
G, H, I, J
Quase incolor
K, L, M
Amarelo fraco
N, O, P, Q, R
Amarelo bem claro
S, T, U, V, W, X, Y, Z
Amarelo-claro
"Clarity" - Pureza
A pureza do diamante é uma medida de características naturais e da raridade da pedra, classificada pela visibilidade dessas características com uma ampliação de dez vezes. Uma pedra é avaliada como pura se, sob uma ampliação de dez vezes, nenhuma inclusão (impureza interna) e nenhuma mancha (impureza externa) forem visíveis.
FL
Diamantes FL são puros (Flawless)
IF
Diamantes IF são internamente puros (Internally Flawless)
VVS1, VVS2
Diamantes VVS (1 e 2) têm inclusões mínimas (Very, Very Slightly Included)
VS1, VS2
Diamantes VS (1 e 2) têm inclusões muito pequenas (Very Slightly Included)
SI1, SI2
Diamantes SI (1 e 2) têm pequenas inclusões (Slightly Included)
I1, I2, I3
Diamantes I (1, 2 e 3) são imperfeitos (Imperfect)
"Cut" - Lapidação
Dos mais importante dos 4Cs, a lapidação (“cut”) se refere à forma como as facetas do diamante interagem com a luz. Ela é determinada por simetria, proporção e polimento. Mais do que qualquer outro fator, a lapidação determina a beleza da pedra. A qualidade da lapidação é baseada em três diferentes fatores:
Precisão da lapidação
Como o tamanho e os ângulos se relacionam com as diferentes partes da pedra
Simetria
A precisão com a qual as várias facetas do diamante se alinham e intersectam.
Polimento
Os detalhes e o posicionamento das formas da faceta, além do acabamento externo do diamante.
O maior grau de lapidação do setor, chamado “triple excellent”, é dado a diamantes com classificação excelente para precisão da lapidação, simetria e polimento.
"Carat" - Quilate (peso)
Quilate refere-se ao peso do diamante, não ao tamanho. Um quilate equivale a 0,20 gramas e pode ser dividido em 100 pontos.
O peso em quilates pode parecer diferente entre diferentes formatos de diamantes, como brilhante, princesa, pera, oval, cushion, marquesa, esmeralda, radiante ou coração. Um diamante pode ter um peso em quilates maior sem parecer maior, e dois diamantes do mesmo peso em quilates podem ter tamanhos diferentes se a lapidação de um for mais profunda do que a do outro. Em outras palavras, é importante observar que o peso em quilates não indica necessariamente o tamanho.
Imagem ilustrativa da proporção do Quilate em formato brilhante. Não representa tamanho real.






.jpg)
